Texto do Conselho Indigenista Missionário argumenta que a disputa eleitoral opõe projetos desiguais, não ideologias equivalentes
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) publicou em seu site, em 2 de setembro, um artigo de opinião sobre o cenário político rumo às eleições de 2026, no qual argumenta que a atual polarização brasileira não representa um confronto entre projetos equivalentes. Segundo o texto, de um lado está a disputa tradicional pelo Estado, marcada por contradições e submissão à lógica do capital; de outro, cresce a ameaça de captura das instituições por milícias e crime organizado.
O artigo, publicado no contexto do site que também noticia mobilizações como o Acampamento Terra Livre — cuja marcha de 2026 leva o lema “Brasil soberano é terra indígena demarcada e protegida”, segundo registro fotográfico do Cimi —, sustenta que a democracia, mesmo contraditória e desigual, tem como razão de existir a liberdade, a dignidade humana e o bem comum. Já o crime organizado, afirma o texto, não disputa para construir direitos, mas para controlar territórios, submeter populações e lucrar.
O texto nomeia diretamente os dois polos que estariam em disputa nas eleições de 2026: a continuidade das condições democráticas por meio de Lula, ou o que chama de sequestro da democracia por meio de Flávio Bolsonaro. Trata-se de uma posição explícita de análise política do Cimi, organização historicamente ligada à defesa dos direitos dos povos indígenas e à Igreja Católica no Brasil.
O artigo se insere em um momento de intensa mobilização do movimento indígena, que tem no Acampamento Terra Livre um dos principais espaços de articulação política nacional. A escolha do lema que associa soberania nacional à demarcação e proteção das terras indígenas reforça a leitura de que, para o Cimi, os rumos institucionais do país têm impacto direto sobre a garantia de direitos territoriais dos povos originários.
Ao alertar para o risco de captura do Estado por interesses criminosos, o texto do Cimi propõe que o debate eleitoral de 2026 não deve ser lido apenas como disputa entre partidos ou programas, mas como decisão sobre a natureza do próprio Estado: se seguirá sendo espaço público disputado ou se se tornará instrumento de violência organizada e poder econômico ilícito.
Fonte: cimi.org.br
Nota do ASSOBIO, seção de notícias rápidas da Revista Caipora, redigida automaticamente a partir da matéria de cimi.org.br e sob curadoria da redação. As reportagens autorais da Caipora são escritas por comunicadores indígenas.

