Apoie
Skip to main content Scroll Top

Rede Katahirine lança mapeamento nacional do cinema feito por mulheres indígenas

A Rede Katahirine lançou pesquisa com 60 cineastas indígenas de 40 povos que revela alta atuação profissional no audiovisual, mas dificuldade de acesso a editais e financiamento.

Nesta reportagem

Livro reúne entrevistas com 60 realizadoras de 40 povos e expõe barreiras no acesso a editais e financiamento no audiovisual indígena

A Rede Katahirine, que reúne mulheres indígenas do audiovisual, lançou o livro “Ler o vento, filmar o mundo: Pesquisa-mapeamento do cinema das mulheres indígenas no Brasil” durante o 59º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no Cine Brasília. A pesquisa entrevistou 60 realizadoras de 40 povos indígenas, falantes de 35 línguas originárias, vindas de todas as regiões do país.

Segundo a cineasta e comunicadora Moiara Kaxuyana, mais de 73% das entrevistadas atuam profissionalmente no audiovisual, conciliando o trabalho com responsabilidades comunitárias e o registro de saberes ancestrais. O levantamento mostra uma contradição: cerca de 81% das cineastas já exibiram filmes em festivais e mostras, mas 61% dizem não dominar os processos de inscrição em editais e eventos competitivos. Moiara atribui a dificuldade à barreira da língua portuguesa, à falta de internet e à burocracia documental, e afirma que devolver as imagens ao território é prioridade máxima para essas realizadoras.

A rede nasceu em 2022, num encontro de realizadoras indígenas no Acre, a partir de proposta do Instituto Catitu, organização dedicada à formação audiovisual de mulheres indígenas. Katahirine, que na língua do povo Manchineri significa “constelação”, hoje reúne 92 cineastas de 48 povos do Brasil e de três povos da Bolívia, do Chile e do Equador, vivendo em biomas como Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga e Pampa.

A fundadora do Instituto Catitu, Mari Corrêa, explica que as próprias integrantes da rede conduziram as entrevistas, cada uma com duas a três horas de duração, tratando de formação, criação, circulação, fomento e preservação de acervos. Para ela, a produção de dados é caminho necessário para que o Estado enxergue esse grupo do cinema brasileiro, já que não há políticas públicas sem dados. Mari defende que cotas não bastam e que há questões anteriores a resolver, como formação e produção. O mapeamento aponta ainda que 53,3% das realizadoras vivem em aldeias, 40% em cidades e 6,7% transitam entre os dois espaços, desmontando a ideia de que apenas quem mora em centros urbanos teria acesso a equipamentos audiovisuais.

O livro traz diretrizes para um audiovisual ético com povos indígenas, orientando festivais, curadorias, produtoras e profissionais a garantir consentimento, escuta e remuneração justa. A cineasta Larissa Tukano, do povo Ye’pa Mahsã, da Terra Indígena Alto Rio Negro, destaca o papel do cinema na preservação da memória, lembrando que muitos dos filmados em seu documentário “Wehsé Darase – Trabalho da Roça” já não existem mais. Segundo ela, o filme contribuiu para o reconhecimento do sistema agrícola do Rio Negro como patrimônio dos 23 povos indígenas da região.


Fonte: Mídia NINJA

Nota do ASSOBIO, seção de notícias rápidas da Revista Caipora, redigida automaticamente a partir da matéria de Mídia NINJA e sob curadoria da redação. As reportagens autorais da Caipora são escritas por comunicadores indígenas.

Related Posts
Clear Filters

Peça teatral em cartaz na Caixa Cultural de Curitiba entre 24 de setembro e 4 de outubro traz o ator Yumo Apurinã interpretando sua própria busca por ancestralidade, em diálogo com o pensamento de Ailton Krenak.

A Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Disco de Ouro para apurar lavagem de mais de US$ 48 milhões ligada à venda ilegal de minério extraído da Terra Indígena Yanomami, com o cantor Alexandre Pires entre os alvos de busca e apreensão.

Enquanto a Petrobras aguarda resultado de perfuração na Foz do Amazonas e a Chevron inicia levantamento sísmico na região, o MPF pede na Justiça a suspensão da licença que autoriza a exploração, diante da ausência de uma avaliação ambiental ampla da área.

Medida Provisória assinada por Geraldo Alckmin destina R$ 24 milhões da Funai a ações emergenciais de água e alimentos em terras indígenas afetadas pelo El Niño.